Lilypie 6 - 18 Ticker
Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

**++BIG NOVIDADES++**

Hoje fomos finalmente ao Hospital de Santa Cruz! Tínhamos uma consulta, marcada já há 1 ano. Pelo facto de estar em lista de espera, o Miguel tem que ir a uma consulta anual, para "picar o ponto". Hoje ele nem foi, apenas levámos as últimas análises.

Quando cheguei, enquanto esperava, fui falar com a Enfermeira, a qual não foi nada animadora: "Tá tudo parado, não sabemos de nada, a EVA ainda não chamou ninguém, não há seguro e não há previsões de nada!"

Na consulta, que foi com uma médica que não conhecíamos, as informações também não foram melhores. Ela limitou-se a manter o Miguel na lista de espera e disse que não estava por dentro dos processos de dador vivo. No entanto, no fim disse-nos que, se quiséssemos, tentássemos falar com o Dr. Domingos.

Lá fomos à procura dele, que estava a dar consultas de Nefrologia, noutro local. Entre duas consultas, viu-nos e chamou-nos para o gabinete. E aí sim, a ida ao hospital começou a ter outro interesse: disse-nos que naquele momento estava a ter lugar a primeira entrevista da "famosa" EVA. Uau, já é um avanço!! Disse-me que ainda se estavam a limar arestas, havia pormenores a decidir, mas as coisas estavam a avançar. Disse, inclusivamente, que relativamente a nós, já tinha pedido um parecer jurídico à Administração do Hospital, sobre quem seria responsável por assinar o Consentimento Informado quanto à cirurgia do Miguel, visto ele ser uma criança.

E depois disse "Já que estão aqui hoje, podem começar já assinar os papéis, para enviarmos à EVA!" E lá veio connosco (abandonando os seus doentes que estavam à espera da consulta...), para a zona do Transplante, tratar de papéis. Eu assinei o Consentimento Informado relativamente à minha cirurgia e estivemos a decidir o texto para o Consentimento Informado do Miguel. Apesar de ainda não termos uma resposta relativamente ao parecer jurídico, decidimos avançar com a que nos pareceu a melhor opção e decidimos que, tanto eu como o pai, autorizaríamos a cirurgia. Quanto à questão do seguro, disse-nos que há 2 dias chegou uma informação do Ministério, a dizer que o Estado se responsabiliza pelas consequências do transplante e que o seguro fica dispensado.

Depois aconselhou-nos a esperar pelo Dr. Pina, que deveria estar a regressar da entrevista da EVA. Lá chegou, acompanhado de outra médica e do casal que tinha estado na entrevista. É o casal que já apareceu algumas vezes na televisão e fecharam-se no gabinete. Lá esperámos que acabassem. Depois o Dr. Pina chamou-nos, assinámos o Consentimento Informado do Miguel e ele voltou a chamar a outra médica. A outra médica não tem nada a ver com o transplante renal, mas sim com o cardíaco e servia para se certificar que nós estávamos cientes dos riscos da operação e se nos tinham explicado tudo o que podia acontecer. Tanto o cirurgião como esta médica assinaram também os Consentimentos Informados.

O Dr. Pina explicou-nos que ia, então, enviar toda esta informação para a EVA, que nos irá chamar para uma entrevista. Disse que a entrevista da EVA será, em princípio, a uma 5ª feira. Perguntei-lhe se não tínhamos mais pessoas à nossa frente e ele respondeu que já não estavam a seguir nenhuma ordem. Uma vez que já tínhamos assinado a papelada, iríamos passar à frente. Disse que é provável que o transplante se faça ainda em Fevereiro. Disse ainda que é suposto a EVA dar o seu parecer no próprio dia da entrevista. Disse que depois de agendado o transplante (que será numa 4ª feira, pois é o dia em que têm duas salas de operações livres), apenas precisamos de aparecer na 2ª feira, para fazer o crossmatch final (cruzamento dos sangues dador/receptor). Seremos internados na 3ª feira para fazer os exames finais e... dormir bem, para acordar bem-dispostos na 4ª (digo eu!).

Quando saímos, ainda estivemos um bocadinho à conversa com o tal casal. Eles queriam fazer o transplante já para a semana, mas os médicos ainda não lhes deram a certeza. Explicaram-nos que foram 3 vezes à televisão, e das 3 vezes, houve movimentações no sentido de a lei começar a ser aplicada (coincidência!!!!!). Também disseram que não acreditam na forma como a lista de espera para transplante de cadáver é gerida. E também concluímos todos que "quem não aparece, esquece". A senhora era muito querida e o marido muito simpático. É bem provável que nos voltemos a encontrar brevemente. Eles ainda ficaram mais tempo, provavelmente à espera que lhes viessem dar datas mais concretas.

E pronto, começa o countdown!!!

2 comentários:

Paula Lemos disse...

Olá,
Fico bastante contente com estas novidades.
Muitos beijinhos de todos para vocês e que tudo corra bem... e continua a ser a Mulher e Mãe que tens sido até hoje.
Bjks
Paula Lemos

Marta Campos disse...

Olá Paula!!

Obrigada pelo carinho! Quando é que trocamos as prendas de Natal?! ;)

Beijinhos.